O que é preciso para ser aeromoça no Brasil?

junho 14, 2020 Off Por admin

No artigo abaixo iremos esclarecer as principais dúvidas dos futuros profissionais e até dar dicas de tatuagens femininas delicadas para quem pretende ser aeromoça ou agente de aeroporto e ao mesmo tempo estampar no corpo uma tattoo.

Se há algumas gerações atrás, a sociedade marginalizava pessoas com tatoos, atualmente vivermos em uma sociedade mais esclarecida em relação ao tema “tatuagens, piercings e alargadores”, inclusive no mercado de trabalho. Contudo, apesar dessa mudança no comportamento das empresas, que valorizam cada vez mais a competência e o talento do que a “embalagem”, é preciso sempre um cuidado especial quando o assunto é tatuagem.

Boa apresentação, afirmam consultores em recursos humanos, continua fazendo a diferença no processo de seleção de emprego. A primeira impressão, lembram os especialistas, é a que fica para os que selecionam os candidatos. Discrição é, portanto, a recomendação para quem quer conquistar um lugar ao sol sem abrir mão do jeito de ser. Quanto mais formal a área de atuação, menor o espaço para o alternativo. Ou seja, apesar de o preconceito e a discriminação estarem cada vez mais fora de moda, as empresas são estruturadas segundo padrões. E, para quem quer ingressar em uma instituição, não há como fugir deles.

Aeromoça pode ter tatuagem?

Tatuagens e aeromoças – O Assunto de tatuagem dentro do mercado de trabalho é polêmico e não seria diferente no setor da aviação civil, em especial comissários de bordo e aeromoças com tatuagens.

Muitas pessoas com tatuagens no corpo, mas que pretendem seguir na carreira de aeromoça ou agente de aeroporto ficam na dúvida se terão problemas na hora da contratação.

Quanto mais formal o segmento, como por exemplo, instituições financeiras, escritórios e hospitais, mais explícitas são as restrições. No caso de piercings, até que se conheçam os códigos que regem a instituição, o melhor a fazer é retirá-los durante a entrevista e, se for o caso, depois de admitido, durante o expediente. “Já as tatuagens, se estiverem em local visível, nuca, braços ou pernas, é melhor não exibi-las, usando uma blusa de gola alta e mangas compridas”, orienta Adriana Evangelista, assistente de gestão em políticas públicas do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

“Já as tatuagens, se estiverem em local visível, nuca, braços ou pernas, é melhor não exibi-las, usando uma blusa de gola alta e mangas compridas”, orienta Adriana Evangelista, assistente de gestão em políticas públicas do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

As empresas aéreas primam muito pela boa apresentação de seus funcionários, em especial os que lidam diretamente com o público como as aeromoças, comissários de bordo e agentes de aeroporto. Boa apresentação e discrição são chaves no processo de seleção para estes cargos. As companhias são estruturadas segundo padrões. E se você quer fazer parte deste time, deve segui-los.

Portanto, deve-se evitar tatuagem em local visível como nuca, braços ou pernas. Caso já tenha uma tatuagem nessas partes do corpo é melhor não exibi-las na entrevista, usando uma blusa de gola alta e mangas compridas. Caso seja questionado pelo entrevistador se possui, também não vale mentir. O constrangimento de ser “desmascarado” durante o exame médico pode por tudo a perder.

Abaixo segue algumas dicas para quem quer se tatuar e não ter problemas para conseguir um emprego:

  • Evite tatuagens exageradas;
  • Tenha preferência por tatuagens delicadas (tatuagem de borboleta, por exemplo);
  • Evite tatuagens em lugares como mãos, braços, seios, pescoço e rosto;
  • Caso tenha piercings, jamais use em uma entrevista de emprego (mesmo que seja um piercing no umbigo);
  • Evite deixar as tatuagens amostra durante todas as fases do processo de seleção de emprego;

Um lugar discreto para uma tatuagem pode ser nas costas.

Confira mais dicas sobre Aviação em https://muitaviagem.com.br/b/meioaereo/.