Aviação regional: as empresas de taxa aéreo de pequeno porte

Passaredo Linhas Aéreas

A Passaredo é uma companhia aérea regional que tem base em Ribeirão Preto – SP. Seu Presidente é José Felício. Já a sua frota é composta exclusivamente por aeronaves brasileiras da EMBRAER. São 14, sendo que 13 são do modelo ERJ-145 e um ERJ-135.

Meio Aéreo: dicas e curiosidades sobre aviação

História

A Passaredo foi fundada no mês de julho de 1995 como uma parte do Grupo Passaredo, já com uma boa experiência em transportes rodoviários (na Viação Passaredo). A entrada na aviação comercial já vinha sendo estudada desde o ano de 1992. Neste tempo, foram realizados vários estudos de mercado para a escolha das rotas e dos equipamentos.

As atividades tiveram seu início com uma frota de dois Embraer EMB-120 Brasília. Entre o final do ano de 1997 e os primeiros meses de 1998 foi recebido o primeiro dos dois Airbus A300-300, que foram usados em voos charters para o Nordeste e também para o Caribe. Mas pouco mais de um ano depois esses dois aparelhos foram devolvidos.

De volta às origens, ela arrendou dois turboélices ATR 42-300, mas, devido à crise cambial de 1999 “obrigou” a companhia a também devolver esses aviões devido aos altos custos financeiros. Assim, sobrou à empresa seus dois Brasílias.
No dia 4 de abril de 2002 a Passaredo deixou os céu brasileiros.

No mês de março de 2004, a companhia voltou a operar, porém, com um único Brasília. Depois de um ano, o segundo do mesmo modelo entrou em operação. A malha ligava São Paulo/Guarulhos a São José do Rio Preto, Uberaba, Goiânia, Cuiabá e Brasília, dentre outros. A partir daí, a companhia cresceu impressionantemente.

2008 foi um ano de grande evolução e crescimento: Encomendou seus primeiros jatos, os Embraer ERJ-145 usados e criou uma nova identidade visual. Assinou acordo de code-share com a TAM (hoje esse acordo não existe mais) e passou a voar mais em Guarulhos. Os ERJ começaram a voar em 2009.

Hoje, a Passaredo voa para 23 destinos no Brasil. São esses: Porto Alegre – RS; Curitiba – PR; Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo – SP; Rio de Janeiro – RJ; Belo Horizonte e Uberlândia – MG; Alta Floresta, Cuiabá, Rondonópolis e Sinop – MT; Goiânia – GO; Brasília – DF; Ji-Paraná – RO; Araguaína e Palmas – TO; Fortaleza e Juazeiro do Norte – CE; Barreiras, Salvador e Vitória da Conquista – BA.

http://www.voepassaredo.com.br/

Sete Táxi Aéreo

A SETE Linhas Aéreas (Serviços Especiais de Transportes Executivos) é uma empresa aérea regional sediada na cidade de Goiânia. Uma curiosidade: A SETE foi fundada pelo mesmo fundador da TAM, Rolim Amaro, como um Táxi Aéreo.

História

Originária da SETE Táxi Aéreo, fundada em 1976 em Goiânia, GO, a SETE Linhas Aéreas iniciou suas regulares no ano de 1999, atendendo a 8 destinos na região centro-oeste do Brasil. Com uma frota composta inicialmente por 3 Cessna 208B Grand Caravan, que anteriormente operavam pela TAM Express, a SETE apostou nas operações em ligações abandonadas pela TAM nas regiões centro-oeste e norte do Brasil.

No ano de 2000, a SETE adquiriu mais um Cessna 208B Grand Caravan. Neste mesmo ano, a SETE transportou 9.068 passageiros, números estes superados em 2001, com 16.573 passageiros transportados.

Em 2002, foram 26.226 passageiros, o que comprova o crescimento da companhia, aliada a chegada de um quinto Cessna Grand Caravan. Em 2003 a companhia transportou 24.231 passageiros com seus cinco Cessna Grand Caravan e estabilizou suas linhas em 14 cidades. Já em 2004, a SETE transportou 23.648 passageiros com 55,3% de aproveitamento.

Atualmente, a SETE tem 5 Cessna Grand Caravan e 1 Embraer 120 Brasília, sendo que ainda vai receber mais 2 Brasília, e opera em 17 destinos: Goiânia e Minaçú, GO; Brasília; DF; Araguaína, Gurupi e Palmas, TO; Confresa e São Félix do Araguaia, MT; e Altamira, Belém, Carajás, Conceição do Araguaia, Marabá, Ourilândia do Norte, Redenção, Santana do Araguaia e São Félix do Xingu, PA.

http://www.setetaxiaereo.com.br/

Abaeté Linhas Aéreas

A Abaeté Linhas Aéreas é uma das menores empresas aéreas brasileiras e tem sede na cidade de Salvador, na Bahia. É controlada pela empresa de táxi aéreo Abaeté Táxi Aéreo.

A Abaeté tem uma pequena frota de dois Embraer EMB 110C Bandeirante (PT-MFO e PT-MFQ) com capacidade para transportar 14 passageiros cada. Opera em três cidades no interior do estado da Bahia.

História

A história da Abaeté começa quando a Nordeste Linhas Aéreas foi vendida para a Rio-Sul/Varig, deixando vários destinos no interior da Bahia sem ligação aérea.

A Abaeté, então uma respeitada empresa de táxi aéreo abriu sua divisão de companhia aérea, com quatro Embraer EMB 110C Bandeirante, e com eles começou a operar vários destinos no interior da Bahia. O passar dos anos e a falta de investimentos para crescer fizeram a Abaeté ir com o tempo reduzindo malha e priorizando destinos de alta rentabilidade.

Hoje, opera com apenas dois Embraer EMB 110C Bandeirante e opera em apenas três cidades no interior da Bahia. Essas cidades são: Salvador, Bom Jesus da Lapa e Guanambi, BA.*

*Não achamos muitas informações no site da empresa. Entre em contato para saber quais destinos é possível voar com a Abaeté.

http://www.abaete.com.br/

Team Linhas Aéreas – Voe Simples

A Team Linhas Aéreas é uma empresa aérea regional sediada na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, sendo a única empresa aérea regional que tem sede no estado do Rio de Janeiro. A empresa foi a primeira a operar a aeronave regional checa Let 410 no Brasil inteiro.

– Promoção relâmpago de passagens aéreas

História

A TEAM iniciou suas operações no ano de 2001, entre as cidades do estado do Rio de Janeiro e São Paulo com apenas um Let 410 UVP. Chegou a operar com três aeronaves Let 410 UVP, mas no dia 31 de março de 2006, a empresa sofreu um sério abalo: o Let 410 UVP-E20 de prefixo PT-FSE por volta das 19h na serra São João, no limite das cidades de Saquarema e Rio Bonito, essas no estado do Rio de Janeiro, matando seus 19 ocupantes – 17 passageiros e 2 tripulantes.

Atualmente a empresa opera com dois Let 410, operando entre as cidades de: Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Paraty e Rio de Janeiro/Santos Dumont, RJ; e na cidade de Vitória, ES.

http://www.voesimples.com.br/

BRAVA Linhas Aéreas

A NHT Linhas Aéreas é uma empresa aérea regional gaúcha com sede em Porto Alegre é controlada pela holding JMT, situado em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Seu diretor-geral é Reinaldo Hermann.

A empresa atua no mercado desde agosto de 2006, no mercado de voos regionais ligando Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba às principais cidades industrias e turísticas da região sul.

Sua frota é composta por 6 aviões tchecos Let 410-UVP, de prefixo PR-NHA, NHB, NHC, NHD, NHE e CRX.

História

A NHT iniciou operações no dia 21/08/2006. A operação regular da NHT começou no dia 28. Após o primeiro voo, por volta das 11h, o diretor-presidente da NHT, Pedro Teixeira, e o diretor-geral de empresa, Reinaldo Hermann, apresentaram a primeiras duas aeronaves Let 410 adquiridaAtualments.

Outros quatro aviões do mesmo modelo foram encomendados. No período inicial, a empresa concentra voos da capital gaúcha para Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Horizontina e Santa Rosa. Em seguida, teve início a segunda malha de voos, para Santana do Livramento e Uruguaiana, na mesma rota, e Caxias do Sul, Navegantes (SC) e Curitiba (PR), em outra. A NHT Linhas Aéreas é a primeira empresa gaúcha a atuar em voos regulares regionais, 79 anos após a criação da Varig.

Em setembro de 2007, a NHT assinou um acordo comercial de code-share com a Tam Linhas Aéreas.

As aeronaves Let utilizadas pela NHT têm capacidade para transportar 19 passageiros, além dos dois tripulantes, e são fabricadas pela empresa tcheca Let Aircraft Industries.

Em agosto de 2010 a empresa anunciou a encomenda de dois Embraer ERJ 145, de segunda-mão, que deviam entrar em serviço no final de 2010.

Atualmente a empresa opera em 20 destinos em quatro estados da região Sul e sudeste e está aguardando autorização para operar em mais um estado na região sudeste. Os destinos da NHT são os seguintes: Porto Alegre, que é o hub da empresa, Passo Fundo, Erechim, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja e Uruguaiana, RS; Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba e Navegantes ; Curitiba e Guarapuava, PR; e São Paulo e Campinas, SP; e aguarda autorização para operar em Caxias do Sul, RS; e Rio de Janeiro, RJ. Já operou nos aeroportos de Horizontina, Bagé e Santana do Livramento, RS; e em Lajes, SC.

Atualmente a empresa opera com o nome de BRAVA.