O que pode reprovar no CMA?

Um dos grandes medos de quem começa a pensar em seguir na aviação civil, seja como comissário de voo ou piloto comercial, é passar pelo Exame Médico da Aeronáutica.

Isto porque tripulantes, sejam eles comissários de voo pu pilotos de avião, deverão passar por Junta Médica em Hospital Credenciado para realizar uma batelada de exames médicos antes de ingressar em escolas de aviação ou aeroclubes em cursos na aviação.

Os exames médicos são inúmeros e acaba barrando o sonho de muitos futuros aviadores. Contudo, é preciso saber que para muitos casos existem tratamentos específicos que irão apenas retardar o início da carreira profissional destes futuros aeronautas.

Por exemplo, um aeronauta não pode jamais ter desvio do septo nasal ou outras afecções que perturbem a fisiologia respiratória, porém há cirurgias bem simples para corrigir esta desfunção respiratória. Logo, não é um agravante para o futuro piloto ou comissário.

Já outras incapacidades médicas acabam de fato barrando o sonho de muita gente, e infelizmente muitas escolas aceitam matrículas em cursos de piloto privado e comissário de voo sem o Certificado Médico Aeronáutico, e quando o aluno é reprovado na Junta Médica acaba tendo além de uma grande decepção, um prejuízo visto que muitas escolas não devolvem integralmente o dinheiro do curso em caso de reprovação médica.

Meio Aéreo: curiosidades sobre Aviação


O que reprova na hora de tirar o CMA / CCF?

Segue abaixo lista padrão com causas de incapacidade em exames de saúde na aeronáutica segundo a ICA 160-6 – Instruções Reguladoras das Inspeções de Saúde (IRIS), de 6 de Novembro de 2012.

Onde ir para tirar o CMA?

Particularmente acho o CEMAL o melhor lugar para fazer os exames.

Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP), localizado no Aeroporto Campo de Marte é uma opção para a realização dos exames para quem mora em São Paulo ou interior de SP.

blog Canal Piloto tem um post bem legal que explica passo a passo como são feitos os exames.

Já para quem mora no Rio de Janeiro, a dica é ir no Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), localizado perto do Aeroporto Internacional do Galeão é opção no Rio de Janeiro.

Quem mora na região do País, poderá se dirigir ao Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO).

Nestes locais, o candidato deverá pagar a taxa de R$ 451,40 (Exame Inicial) ou R$269,15 (Revalidação) para a realização dos exames.

Outra opção é procurar uma clínica particular. Faça uma busca no Google!